Ética,diversidade,direitos humanos
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 A FORMAÇÃO DOS INDIVÍDUOS E DOS GRUPOS FRENTE À SOCIEDADE CAPITALISTA 4
2.2 A IMPORTÂNCIA DO DIREITO A DIVERSIDADE E DO ENFRENTAMENTO AO PRECONCEITO 5
2.3 análise DO PROCESSO HISTÓRICO CONSTITUTIVO DAS DIFERENÇAS étnico-raciais, sociais e econômicas do brasil a partir dos quilombolas 5
2.4 ANÁLISE SOBRE A DIVERSIDADE E DESIGUALDADE NA REGIÃO 6
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
Ética, Alteridade, Respeito e Diversidade são exemplos de valores essenciais para o entendimento em sociedade, haja vista o enorme multiculturalismo existente em nosso país. Assim, partindo desse referencial busca-se efetivar uma política pública que englobe grupos minoritários e etnias remanescentes. Para assegurar embora com pouca profundidade uma assistência as comunidades “amparadas” pela Constituição Federal de 1988. Entretanto, há um “entrave” que bloqueia de forma cirúrgica o acesso de algumas comunidades aos direitos que lhe são devidos pelo sistema de proteção social. Gerando dessa forma indignação e revolta por parte desses grupos que vivem à margem da sociedade. Então, como resguardar uma Cidadania Plena num Estado Social de Direito numa perspectiva multicultural respeitando as diversidades? Em nosso país parece um tanto utópico, distante e inalcançável, devido à falsa consciência acerca dos reais problemas culturais apresentados de forma fragmentada segundo as críticas.
DESENVOLVIMENTO
1 A FORMAÇÃO DOS INDIVÍDUOS E DOS GRUPOS FRENTE À SOCIEDADE CAPITALISTA
Para entender o processo da formação dos indivíduos e grupos na sociedade capitalista antes é necessário conhecer um pouco sobre: Ética, Diversidade, Alteridade e suas definições.