apredizagem psicomotoras
IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PSICOMOTORA
“ A educação psicomotora deve ser considerada como uma educação básica para a escola. Ela condiciona todas as aprendizagens pré-escolares e escolares; estas não podem ser conduzidas a bom termo se a criança não tiver conseguido tomar consciência de seu corpo, lateralizar-se, situa-se no espaço, dominar o tempo;se não tiver adquirido habilidade suficiente e coordenação de seus gestos e movimentos. A educação psicomotora deve constituir privilégio desde a mais tenra infância; conduzida com perseverança, permite prevenir certas inadaptações sempre difíceis de melhorar quando já estruturadas...”
A psicomotricidade está presente em todas as atividades que desenvolve a motricidade das crianças, contribuindo para o conhecimento e o domínio de seu próprio corpo. Ela se constitui como base fundamental no processo de aprendizagem do individuo.
O desenvolvimento psicomotor evolui do geral para o especifico. No decorrer do processo de aprendizagem os elementos básicos da psicomotricidade (esquema corporal, estruturação espacial, lateralidade, orientação temporal e pré-escrita) são utilizados com freqüência, sendo importantes para que a criança associe noções de tempo e espaço, conceitos, idéias, enfim adquira conhecimentos. Caso a criança apresente problemas em um destes elementos poderá acarretar problemas futuros, na escrita, na leitura, na direção gráfica, na distinção de letras, na ordenação de sílabas, no pensamento lógico, entre outras.
A escola tem papel fundamental no desenvolvimento no sistema psicomotor da criança compreendendo a importância de ser trabalhada nas séries iniciais. Pois é na educação infantil que a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal, portanto o educador deverá propiciar momentos de formação da criança em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico,