Apreciação Crítica dos Clássicos
Auguste Comte
1) Tendo como base o texto de Evaristo de Moraes Filho (1989), responda:
a) Quais as principais concepções do positivismo?
Auguste Comte foi um filósofo e sociólogo francês do século XIX que muito contribuiu para a formação de uma sociedade mais crítica e cientificista. Suas ideias se baseavam na ordem natural das coisas e isto foi essencial para a constituição do Positivismo, corrente que teve grande influência na criação da identidade nacional de um novo Brasil independente.
O Positivismo se caracteriza por defender a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. Para os positivistas, só é possível afirmar que uma teoria é correta a partir do momento que ela é comprovada através de métodos científicos. Desta forma, o Positivismo não considera quaisquer conhecimentos ligados a crenças e superstições, buscando sempre suas respostas na exatidão.
No Brasil, o pensamento positivista inspirou a bandeira do país, que possui o lema “Ordem e Progresso”, já que o progresso seria considerado uma das únicas saídas para a evolução da humanidade e, além disso, para se chegar a ele é necessário ordem.
b) Quais as implicações do positivismo para a classificação das ciências e para a sociologia?
Segundo Auguste Comte, o desenvolvimento da sociedade e do indivíduo poderia ser planejado utilizando-se de critérios das ciências exatas e biológicas. Por tal razão o positivismo se aproxima do racionalismo e se afasta da subjetividade. Para ele, as ciências são classificadas de acordo com o grau de simplicidade ou complexidade do objeto o qual se está buscando compreender. Esta classificação segue duas condições: dogmática e histórica. A primeira, analisa a relação de uma ciência com a outra e a segunda apresenta cada ciência de acordo com sua formação. O ponto de partida na classificação cientificista de Comte é a Matemática e a partir dela, estuda todas as ciências naturais,