Administração
As críticas à Teoria clássica são numerosas e generalizadas. Todas as teorias posteriores da Administração se preocuparam em apontarem falhas.
1 Abordagem simplificada da organização formal
A simples adoção dos princípios gerais da administração, como a divisão de trabalho, a especialização, a unidade de comando e a amplitude de controle, permite uma organização formal da empresa capaz de proporcionara máximas eficiência possível. Daí a crítica quanto a essa visão simplória e reducionista da atividade organizacional.
2 Ausência de Trabalhos Experimentais
Os autores clássicos caracterizam-se pela ausência de método cientifico. Eles não confrontam a teoria com elementos de prova. O fato de denominarem princípios a muitas das suas proposições é criticado hoje em dia como um procedimento bastante presunçoso dos autores da época.
3 Extremo Racionalismo na Concepção da Administração
Os autores clássicos preocupam com a apresentação racional e lógica das suas proposições, sacrificando a clareza das suas idéias. O abstracionismo e o formalismo são criticados por levarem a análise da administração à superficialidade à simplificação e à falta de realismo.
4 Teoria da Máquina
A teoria Clássica recebe o nome de teoria da máquina pelo fato de considerar a organização sob o prisma do comportamento mecânico, na qual deve ser arranjada tal como uma máquina.
5 Abordagem Incompleta da Organização
A Teoria Clássica preocupou-se com a organização formal. Em outros termos, a abordagem está simplificada e incompleta, pois não considera o comportamento humano na organização.
6 Abordagem de sistema fechado
Como ocorreu com a Administração Cientifica, a Teoria Clássica trata a organização como se ela fosse um sistema fechado, poucas variáveis, aspectos que podem ser manipulados por princípios universais da Administração.
Apreciação Crítica da Teoria Clássica
As críticas à Teoria