apr maçon
É com muita honra que eu , venho apresentar minhas considerações a respeito da primeira instrução por mim recebida . Cabe ao Apr.'. desvencilhar-se dos defeitos e paixões para poder concorrer à construção Moral da Humanidade , que é a verdadeira obra da Maçonaria , sem julgamentos e discriminações . Os Princípios Fundamentais que me foram apresentados são de suma importância para trilhar o caminho perfeito e justo . Tais princípios valorizam a Família , o Amor Fraternal , o Amor à Deus , à Pátria e ao próximo , sempre com Tolerância , Virtude e Sabedoria , nunca deixando de investigar sempre a Verdade .
Os instrumentos básicos que são imprescindíveis serem de conhecimento do Apr.'. são :
- A RÉGUA DE 24 PLEGADAS
Usada para medir e delinear os trabalhos , medindo também o tempo e o esforço a despender .
A régua é dividida em 24 partes iguais para nos ensinar a apreciar as 24 horas em que o dia está dividido , para que possamos distribuir nestas horas a meditação , o trabalho e o descanso físico e espiritual .
- MAÇO
Nenhuma obra poderá ser acabada sem o Maço. O Maço nos mostra que a habilidade sem o emprego da razão é de pouco valor e que o trabalho é obrigação do homem . Se a mão não estiver pronta para o trabalho , de nada valerá o coração conceber e o cérebro projetar .
- CINZEL
Dá forma e regularidade à massa informe da P.'. B.'.e pode marcar impressões sobre o mais duros materiais .Por ele aprendemos que para se chegar à perfeição são imprescindíveis a Educação e a Perseverança . Após esforços repetidos que adquirimos o hábito da Virtude , a iluminação da inteligência e a purificão da alma .
Acredito que é muito importante para o Apr.'. o ensinamento moral de que o conhecimento baseado na Exatidão , ajudado pelo Trabalho e efetivado pela Perseverança ,vencerá todas as dificuldades , extinguindo