APP II
O tema do texto é sobre a linguagem/estratégias utilizadas nos julgamentos no Superior Tribunal Federal. Tem como ponto de vista que essas linguagens serve como estratégia para continuar com a morosidade nas resoluções de casos tratados nos Superior Tribunal Federal.
Os trechos que justificam a resposta sobre o tema são:
“Os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão prolixa continuam a prosperar no Judiciário”
“Admita-se, no atual julgamento, que o revisor Ricardo Lewandowski parece adotar uma estratégia de lentidão, à qual seria levado, conforme se especula, pela tendência a absolver e pelo desejo de inviabilizar o voto, tido por adverso, de seu colega Cezar Peluso, que se aposenta no início de setembro”.
Os trechos que o autor utiliza para defender seu ponto de vista são:
“Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta”.
“Não há dúvida de que a Justiça deve examinar cada aspecto com cuidado, nem de que muitos aspectos são alvo de controvérsia. Ainda assim, será necessária tamanha verbosidade, reflexo, aliás, da extensão interminável dos autos, a versão escrita de cada processo?”
2 - Esses dois trechos exigem do leitor quais tipos de conhecimento prévio? Cada um deles exige de maneira mais fundamental um tipo de conhecimento prévio. Justifique bem sua resposta, a partir de sua leitura no material teórico e o do que ali apreendeu.
Esses trechos exigem do leitor conhecimentos textuais e conhecimentos do mundo. O conhecimento textual é necessário para o entendimento do pensamento do autor, pois se torna possível identificar aspectos positivos/negativos que o autor coloca sobre o tema, ou seja, através desse