apostila ecologia
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEFERAL RURAL DA MAZÔNIA-UFRA
INSTITUTO SÓCIOAMBIENTAL E DOS RECURSOS
HÍDRICOS - ISARH
Apostila de Ecologia Básica
1
Ecologia
História
Teoria do Fixismo - admite que as espécies sejam imutáveis através dos tempos, sua origem é do Velho testamento biblíco “Gênese”, que diz: a terra e tudo que existe nela procedem de criação divina.
Aristóteles – 1° grande biólogo - Primeiro a registrar observações a respeito da história
°
natural de plantas e animais da terra. Não identificou claramente as relações dinâmicas e recíprocas entre o meio biótico e abiótico. “The History of Animals”, escrito 350 A.C.
Acreditava que todos os seres vivos estavam numa hierarquia – Scala Naturae. Escada da
Natureza: criaturas mais simples tinham uma posição inferior, o homem estava no topo.
Leeuwenhoeck (início de 1700): primeiro microscopista, e pioneiro nos estudam das cadeias alimentares e a regulação das populações.
Ernest Haeckel, em 1869: propôs pela primeira vez o termo ecologia – “Estudo do ambiente natural, inclusive das relações dos organismos entre si e o meio ambiente”
Teoria da Geração espontânea ou abiogênese - A vida surgiria de materiais. Ex. Solo sujo e úmido, madeira podre daria origem a vida.
Teoria da Biogênese 1668 (Hipótese Biológica) = segundo a qual a matéria viva procede sempre de matéria viva. O primeiro passo na refutação científica da abiogênese aristotélica foi dado por Redi, em experimento no qual provou que larvas não nasciam da carne em decomposição. Georges-Louis Leclerc de Buffon - (1707 – 1788) - 1° a acreditar que as espécies poderiam se modificar no curso do tempo. As mudanças aconteciam devido o aperfeiçoamento e a degeneração. Acreditava que todas as expressões manifestadas no mundo eram meras cópias imperfeitas. Erasmo Darwin (1737 – 1802) - Medico e naturalista. Acreditava na evolução biológica, foi o primeiro a duvidar da fixates das espécies, acreditava