Apostila de ecologia
Professor: Ronaldo Figueiró
O que são comunidades biológicas?
Comunidades são conjuntos de populações de diferentes espécies que ocorrem em uma mesma área e interagem entre si.
Vejam a figura acima: podemos ver diferentes espécies de plantas (gramíneas, lenhosas...) e de animais (mamíferos, aves).
Vocês se lembram do conceito de ecossistema?
"A biocenose e seu biótopo constituem dois elementos inseparáveis que reagem um sobre o outro para produzir um sistema mais ou menos estável que recebe o nome de ecossistema”
(Tansley, 1935)
Em outras palavras, o ecossistema é o todo formado pelo componente bíotico ( que são os seres vivos ) e pelo componente abiótico ( o meio físico no qual esses seres vivos ocorrem ), e as interações destes componentes entre si.
Logo...comunidades biológicas são o componente biótico do ecossistema!
Vamos agora às propriedades emergentes das comunidades:
►Riqueza de espécies = Trata-se do número absoluto de espécies encontradas em uma comunidade biológica
►Equitabilidade = Se refere a o quanto semelhantes entre si são as abundâncias relativas das espécies que estão compreendidas na comunidade biológica.
►Diversidade = Trata-se de uma medida que leva em conta não somente o número absoluto de espécies da comunidade, mas também sua equitabilidade, ou seja, qual é a representatividade das espécies dentro da comunidade.
►Índices de diversidade= Tratam-se de medidas matemáticas que são calculadas levandose em conta a riqueza de espécies e as suas abundâncias (equitabilidade entre elas), servindo de ferramenta para comparação entre comunidades biológicas.
Na figura abaixo podemos observar duas comunidades vegetais hipotéticas. Nelas, podemos ver que estão presentes as mesmas espécies, logo, suas respectivas riquezas de espécies são iguais, certo? Mas e sua diversidade? A diversidade leva em conta a equitabilidade, certo? Então, qual das duas comunidades apresentadas é