Apostila De Ecologia Prof
1
Rua frei Gaspar, 2450 São Vicente – SP CEP – 11340-000
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
APOSTILA DE ECOLOGIA
PROFESSOR JOÃO NÓBREGA JUNIOR
ORIGEM DA VIDA.
Bactérias procariontes e algas verde-azuladas (cianobactérias) são as formas de vida mais primitivas conhecidas sobre a Terra. A fósseis desses organismos foi atribuída uma idade de 3,5 bilhões de anos. Isso sugere que os primeiros organismos vivos surgiram centenas de milhões de anos após a formação da
Terra (que, segundo se estima, tem 4,6 bilhões de anos), num ambiente extremamente quente.
As hipóteses sobre a origem desses primeiros seres vivos abrangem desde conceitos religiosos de criação da vida a partir de matéria inanimada por um ente divino até teorias cientificamente mais aceitas de que a vida começou na Terra como conseqüência de uma série de reações químicas progressivas.
Durante séculos, a idéia de que a vida pode surgir espontaneamente da matéria inanimada, em condições especiais, dominou a humanidade.
GERAÇÃO ESPONTÂNEA
A hipótese, conhecida como geração espontânea ou abiogênese, foi formulada inicialmente por Aristóteles, no século IV a.C., e persistiu até o século XIX da era cristã, quando Pasteur a derrubou, ao mostrar que mesmo as criaturas mais minúsculas provêm de microrganismos em circulação no ar.
TEORIA DE OPARIN
A base da maior parte das modernas teorias sobre a origem da vida são as experiências realizadas, na década de 1920, pelo russo Aleksandr I. Oparin e pelo inglês J. B. S. Haldane. Os dois cientistas explicavam a origem da vida a partir de compostos químicos presumivelmente existentes nos primórdios da Terra. Para ambos, a produção não-biológica de moléculas orgânicas seria muito improvável na atual atmosfera oxidante da Terra, mas teria sido possível em condições mais redutoras (mais ricas em hidrogênio).
CIRCUITO ESCOLA TÉCNICA NA ÁREA DA SAÚDE
2
Rua frei Gaspar, 2450 São Vicente – SP CEP – 11340-000
A atmosfera primitiva