BIOMAR
Faculdade de Formação de Professores
APOSTILA DE BIOLOGIA MARINHA
Fábio Vieira de Araújo
Apostila de Biomar
UERJ/FFP
Prof. Fábio Vieira de Araujo
I. Oceanografia básica
I.1. Propriedades da água
O planeta Terra tem 71% de sua superfície coberta por água. Esta substância rodeia todos os organismos marinhos, participando também de grande parte da composição de seus corpos (80% do corpo dos animais marinhos, chegando a 95% nas águas vivas).
Composição química: A água é uma molécula composta de 1 átomo de oxigênio ligado a 2 átomos de hidrogênio via partilha de elétrons. A molécula é dita polar, o que favorece as ligações entre as moléculas de água por pontes de H (ligações fracas) (Fig. 1.1). Estas ligações são as responsáveis pelas características químicas e físicas da água. Se não fosse isto, a água seria gás a temperatura ambiente e a vida na terra não seria possível.
Propriedades físico-químicas: Devido as ligações de H, a água tende a se ligar fortemente a ela própria, resistindo a forças externas. Isto é chamado de coesão. Na interface ar-água, a força de coesão forma uma “pele” sobre a superfície da água chamada tensão superficial, que suporta pequenos objetos. A coesão é também responsável pela viscosidade
(propriedade do material que mede a força necessária para separar as moléculas e permitir a passagem de algum objeto através do líquido). A viscosidade da água do mar é alterada pela salinidade e temperatura; quanto maior a salinidade e menor a temperatura, maior a viscosidade. Outro conjunto de propriedades, diz respeito aos efeitos do calor. A água quando aquecida evapora lentamente em comparação com outros líquidos de moléculas simples.
Isto significa que o calor de vaporização (CV) da água é alto, tendo portanto um ponto de ebulição alto (100°C), o que resulta que a água na terra seja líquida e não gás. Relacionado a isto está o calor latente de fusão (CLF), que é a quantidade de calor obtida ou perdida por