Relat Rio Granulometria
Rufino Lacorte de Oliveira
Código CCE0329 turma 3023
Engenharia Civil
Universidade Estácio de Sá, Niterói RJ
Número de matrícula: 2013.01.57553-4 rufinolacorte@gmail.com Professor: Thais Nunes; Materiais de Construção
RESUMO
Este relatório tem por objetivo a classificação dimensional de uma amostra de solo pelo método de peneiramento, com a finalidade de se obter a curva granulométrica característica desta amostra.
1. INTRODUÇÃO
Ao submetermos determinada amostra de solo ao processo de peneiramento, temos que em cada peneira ficarão retidas partes desta amostra de acordo com o grau de espessura de cada peneira. Assim, ao pesarmos cada parte retida, obteremos a proporção relativa à amostra inicial. Com o emprego da norma, classificaremos esta amostra de acordo com os parâmetros alcançados.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Agregados para Construção Civil são materiais granulares, sem forma e volume definidos, de dimensões e propriedades estabelecidas para uso em obras de engenharia civil, tais como, a pedra britada, o cascalho e as areias naturais ou obtidas por moagem de rocha, além das argilas e dos substitutivos como resíduos inertes reciclados, escórias de aciaria, produtos industriais, entre outros. Os agregados são abundantes no Brasil e no mundo. Os agregados podem ser naturais ou artificiais. Os naturais são os que se encontram de forma particulada na natureza (areia, cascalho ou pedregulho) e os artificiais são aqueles produzidos por algum processo industrial, como as pedras britadas, areias artificiais, escórias de alto-forno e argilas expandidas, entre outros.
Então, agregados são fragmentos de rocha originados de ação mecânica promovida pelo homem (Ribeiro, 2008), isto é, materiais inertes que, no início do desenvolvimento do concreto, eram adicionados à massa de cimento e água, para dar-lhe “corpo”, tornando-a mais econômica. Hoje eles representam cerca de oitenta por cento do peso do concreto