Relat rio de Granulometria
ESCOLA DE AGRONOMIA
ENGENHARIA DE ALIMENTOS
GRANULOMETRIA
Alunas: Camilla Noronha Isabella Cristinna Rosa Cunha Saldanha Nidia Barbosa Gonçalves Priscila Macêdo de Castro
Professora: Adriana Régia
Goiânia, abril de 2015.
1. RESUMO
A peneiração é uma operação unitária, que consiste na separação de partículas sólidas em frações de granulométricas diferentes, por passagem através de peneiros ou crivos. Neste experimento realizou-se peneiração de uma mistura de alimentos sólidos (granola), com o objetivo de calcular o diâmetro médio da amostra que foi retido em cada peneira e calcular a eficiência de cada uma delas, para verificar qual foi a mais eficiente. Observou-se através dos cálculos que a peneira mesh de 12, de diâmetro 1,3 mm foi mais eficiente, retendo mais material após a agitação.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
2.1 Materiais
Balança semi-analítica;
1 pincel;
Peneiras vibratórias horizontais de 5, 9, 12, 16 e 24 meshs;
Mistura de alimentos sólidos (granola).
2.2. Procedimento Experimental
Inicialmente limparam-se as peneiras com o auxílio do pincel para se fazer a pesagem das mesmas, em seguida pesou-se cada peneira na balança semi-analítica e anotou-se o resultados das mesmas. Pesou-se também a amostra (granola).
Feito isso encaixou-se as peneiras uma na outra conforme o seu número de mesh, do maior (24) para o menor (5), despejou-se a amostra (granola) nas bandejas, encaixou-se a tampa e submeteu-se as mesmas à agitação por 3 minutos, ajustou-se o reostato no 7. Passados 3 minutos o equipamento foi desligado e as peneiras foram levadas para a sala de pesagem, na qual pesou-se cada uma para se saber o quanto de amostra foi retida. Anotou-se os resultados das pesagens, a fim de se fazer o cálculo de eficiência.
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Na tabela abaixo temos a amostra retida em cada tipo de peneira:
Tabela 1: Quantidade de amostra retida em cada peneira após o