Relat Rio Granulometria Areia
Eliésio Araújo Aragão Farrapo
UNISUAM – Centro Universidade Augusto Motta eliesioaaf.jr@gmail.com Resumo
A Granulometria ou análise granulométrica dos solos é um estudo da distribuição das dimensões dos grãos de um solo. Seu objetivo é conhecer a distribuição granulométrica do agregado, em percentual, e representá-la através de uma curva. Possibilitando assim a determinação de suas características físicas.
Ao término deste ensaio, temos por objetivo, determinar a composição granulométrica do agregado miúdo, bem como conhecer o módulo de finura e a dimensão máxima característica do agregado, fundamentado na NBR NM 248:2003.
(pular 1 linha entre as seções)
1 O que é granulometria?
“Granulometria é o termo utilizado para medir a proporção relativa, em porcentagem, dos diferentes tamanhos dos grãos que constituem o agregado. A composição granulométrica tem grande influência nas propriedades futuras das argamassas e concretos. É determinada por meio de peneiramento, através de peneiras com determinada abertura constituindo uma série padrão.
A granulometria determina, também, o diâmetro máximo do agregado, que é a abertura da peneira em que fica retida uma percentagem igual ou imediatamente inferior a 5%. Outro índice importante determinado pela granulometria é o módulo de finura, que é a soma das porcentagens retidas acumuladas divididas por 100.
Partimos de uma amostra que já passou pelo processo do quarteamento prescrito nas NBR NM 26:2009, reduzida às frações prescritas pelos respectivos métodos de ensaio, de acordo com a NBR NM 27:2001 e pela fase de secagem na estufa.
Desta forma, temos por objetivo, ao término deste ensaio, determinar a composição granulométrica do agregado miúdo, bem como conhecer o módulo de finura e a dimensão máxima característica do agregado, fundamentado na NBR NM 248:2003.”
2 METODOLOGIA
Os materiais utilizados durante a prática são seguem abaixo:
Agitador mecânico de peneiras
Almofariz (Cadinho)