Apostila Mecanica dos Solos
A importância de Mecânica dos Solos se dá porque todas as obras de Engenharia
Civil são assentadas sobre um terreno e necessita-se de uma fundação adequada, na qual o comportamento dos solos exige considerações devidas, para garantir a qualidade destas obras.
A seguir, serão apresentadas sete unidades que abordarão conceitos, características, através de detalhamento de ensaios, para que possa facilitar a compreensão e assimilar informações que sejam requeridas na atividade profissional. Na Unidade 1 serão contextualizados definições e aplicações de solos, sendo apresentadas as terminologias e a classificação dos solos.
Após, na Unidade 2 serão abordadas as propriedades dos solos, mostrando ensaios para verificação das mesmas.
Na Unidade 3 serão apresentados os índices físicos entre as três fases. Estes índices e as relações demonstradas desempenham um importante papel no estudo de propriedades dos solos.
A classificação dos solos é o conteúdo abordado na Unidade 4, onde são apresentados os sistemas de classificação.
Na Unidade 5 são apresentadas as propriedades físicas e mecânica dos solos, assuntos como compresssibilidade, recalque e tensões do solos são fatores determinantes para a decisão do engenheiro estrutural no projeto de fundações para edificações ou para definição da pavimentação.
A Unidade 6 trata da compactação dos solos, processo que interfere diretamente no aumento de resistência de um solo, com o objetivos de melhorar suas características. A última Unidade, 7 dedica-se às fundações, suas escolhas, tipos e mecanismos de transmissão de cargas ao solo, observando o embasamento das Unidades anteriores. 1
SUMÁRIO
Unidade 1 - Origem e Composição dos Solos
1. Definição e Aplicações de Mecânica dos Solos
2. Aplicações da Mecânica dos Solos
3. Terminologia
3.1. Rochas
4. O Solo e seus materiais constituintes
4.1 Limites das frações de solo pelo tamanho de grãos
4.2. Solos Alterados
4.3. Sistema solo-água