CONDICIONAMENTO DE AR E REFRIGERAÇÃO.
PRÓ-REITORIA DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
CONDICIONAMENTO DE AR E REFRIGERAÇÃO.
Rio de Janeiro
Maio de 2014.
Sumário
1. Introdução
1.1 Sistemas de Água Gelada
É constituído de três partes: produção, distribuição e uso. No subesquema uso, cargas térmicas são utilizadas pela capacidade de resfriamento, criadas no subsistema produção e entregue ao subesquema distribuição.
Na maioria dos sistemas, a água gelada é produzida por resfriadores de líquidos sendo usada nas serpentinas dos climatizadores com controle do lado água feita por válvulas de duas ou três vias. O sistema de distribuição é uma rede de tubulações através das quais tipicamente a água gelada ou água com solução anti-congelante é distribuída/transportada por um ou mais níveis de bombeamento.
Os objetivos principais da seleção do sistema de distribuição da água gelada são de prover a requerida capacidade de resfriamento para cada carga térmica, promover o uso eficiente da capacidade de refrigeração na central de água gelada, e minimizar consumo de energia de elétrica de distribuição.
1.1
1.
1.1
1.
1.1
1.2 Vazão de Água Constante
Os sistemas de água gelada projetados até os meados da década de 80 possuíam, em sua maioria, sistema de distribuição de água gelada de vazão constante utilizando válvulas de controle de três vias para controle da capacidade dos climatizadores de ar.
Esse tipo de sistema apresenta problemas em instalações de múltiplos resfriadores de líquidos durante a operação em regime de carga parcial. Nesses momentos, um ou mais resfriadores de líquidos podem ser desligados em função da menor demanda térmica. Dois procedimentos operacionais podem ser então adotados, mas ambos resultam em problemas operacionais para a instalação:
1) Desligamento da bomba de água gelada