Análise de sistemas de refrigeração
O sistema de refrigeração do bloco de salas de aula da Faculdade de Tecnologia da UFAM, atualmente, é constituído por aparelhos de janela implantados nas salas, que cumprem seu papel quanto ao condicionamento do ar para um melhor ambiente para os alunos. Além desta, existem mais outras duas opções de sistemas de refrigeração, que são o condicionador de ar do tipo split e sistema central de condicionamento de ar. A seguir, serão mostradas as vantagens e desvantagens de cada tipo.
Sistema de refrigeração central; o sistema central de refrigeração promove o condicionamento de ar para vários ambientes, contando com apenas uma unidade condensadora, daí a designação “central”. Sua principal vantagem é o fato de o ruído ficar longe das salas, tornando o ambiente silencioso. Porém, em casos nos quais a manutenção é necessária, todo o sistema é paralisado, impedindo a prática de aulas em todo um bloco.
Condicionador de ar do tipo “Split”; os condicionadores de ar deste tipo são a melhor opção para quem quer conforto e silêncio, sendo estas suas vantagens. Como a unidade condensadora fica instalada na parte de fora do ambiente, separada do evaporador, que fica na parte de dentro e retira o calor da sala, o silêncio é característica predominante do aparelho. Devido a isso, podemos dizer que um conforto é gerado para os ocupantes do ambiente. Mas, como sua instalação necessita de profissionais qualificados, acaba por se tornar caro.
Condicionador de ar do tipo “parede” ou “janela”; este tipo era o mais utilizado até pouco tempo, quando foi ultrapassado pelo “Split”. É de fácil instalação, necessitando apenas de um buraco na parede e um suporte para a parte que ficará fora do prédio, e uma tomada. A desvantagem desse tipo de condicionador é o barulho gerado por ele, já que condensador e evaporador ficam no mesmo aparelho.
Agora, vem a pergunta; qual sistema é o mais adequado para a refrigeração do bloco