continente africano
- Quantidade de países: 54
- Área: 30.215.303 km²
- Altitude média: 730 METROS
- Ponto MAIS elevado: Monte Kilimanjaro an Tanzânia com 5.895 metros
- Banhada pelas águas do: Mar Mediterrâneo (norte), Oceano Atlântico (oeste), Oceano Atlântico (sul) e Oceano Índico (leste)
- Principais ilhas: Madagascar, Seicheles, Ilhas de Cabo Verde, Ilhas Maurício, Canárias, Madeira, São Tomé e Príncipe e Comores.
- Principais rios: Nilo, Congo, Orange, Níger, Zambeze e Limpopo
- Principais lagos: Chade, Vitória, Turkana e Tanganica.
O clima da África e o continente africano
Uma grande PARTE do CONTINENTE é apresentada à influência do clima tropical. Na África ORIENTAL, montanhas param a monção do Oceano Índico.
O clima de África é fortemente influenciado pelo facto de este continente ser atravessado quase a meio pela linha do equador e estar compreendido na sua maior PARTE entre os trópicos. É um continente bastante quente, onde os climas se individualizam mais pelas variações pluviométricas do que pelas térmicas, à excepção das extremidades norte e sul, de clima mediterrânico. A PARTIR do equador para norte e para sul, o clima passa de equatorial para tropical e desértico quente. Nas zonas mais altas o clima é de altitude e nas zonas temperadas o clima é mediterrânico.
Relevo africano
No CONTINENTE africano prevalece a existência de planaltos de altitudes baixas e médias. Nas regiões litorâneas, encontramos as planícies costeiras. As principais cadeias montanhosas que se destacam no CONTINENTE africano são:
Cadeia do Atlas (na região noroeste) e Cadeia do Cabo (na região sul).
Vegetação
A vegetação da África acompanha a influência climática. Desta forma, Onde ocorre o clima equatorial há presença de GRANDES florestas tropicais e equatoriais. As savanas aparecem mais ao sul e mais ao norte das florestas tropicais, onde ocorre a presença de umidade na estação do verão. Na região norte (áreas de clima desértico), quase não são