ANALISE GRANULOMÉTRICA POR SEDIMENTAÇÃO
INTRODUÇÃO
Utilizamos o ensaio de granulometria, para determinar a distribuição granulométrica do solo, e também o percentual em peso da faixa especificada de tamanho dos grãos representado em massa seca total utilizada para o ensaio. E com isso o ensaio de sedimentação ele é feito para determinamos a composição granulométrica de solos finos que são os grãos menores que # nº 200, desde que a granulometria por peneiramento para esse tipo de solo fino se torna impraticável.
OBJETIVO
O objetivo do ensaio é determinar uma análise granulométrica por sedimentação.
FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
Para calcularmos o diâmetro das partículas, empregamos a Equação de Stokes, que descreve o escoamento dos fluidos. São equações a derivadas parciais que permitem determinar os campos de velocidade e de pressão.
Onde: v – velocidade de queda de uma partícula esférica em um fluido, em cm/s; δ – massa especifica da partícula esférica, em g/cm3; γ – massa específica do fluido, g/cm3; μ – viscosidade do fluido, em g.s/cm2; d – diâmetro da partícula esférica, em mm.
MATERIAIS UTILIZADOS
Os principais materiais utilizado foram: Cuba de porcelana média ou Becker de vidro de 500ml
Pêra de borracha ou piqueta com água destilada
Espátula de 2cm
Balança com precisão de 0,01g
Solução de hexametafosfato de sódio
Proveta de 500ml
Dispersor de amostras
Provetas de 1000ml
Termômetro com precisão de 0,1°
Densímetro de vidro para solos Cronômetro capsulas para determinação do teor de umidade e dados de calibração do densímetro.
EXPERIMENTO
1. Foi utilizado uma amostra úmida de 70g de solo arenoso de material retido na peneira de 2,0 mm;
2. Colocamos a amostra em um recipiente de 125 cm³ com a solução hexametafosfato de sódio (45,7 g de hexametafosfato de sódio e 1000 cm³ de água destilada), logo após deixamos esta mistura em repouso por 12 horas;
3. Preparamos também em uma outra