RELATORIO granulometria
1. INTRODUÇÃO
O solo é constituído por grãos minerais, podendo conter matéria orgânica. As frações grossas são predominantemente de grãos silicosos, enquanto os minerais que ocorrem nas frações argilosas pertencem aos três grupos principais: caolinita, montmorilonita e ilita.
A forma das partículas dos solos tem grande influência sobre suas propriedades e distinguem-se principalmente, as partículas arredondadas e as lamelares. As partículas arredondadas possui forma poliédrica e são as que predominam nos pedregulhos, areias e siltes, já as partículas lamelares são semelhantes as lamelas ou escamas e encontradas nas argilas.
As dimensões das partículas possui determinados limites convencionais. Essas frações, de acordo com a escala granulométrica brasileira (ABNT), são: pedregulhos, conjunto de partículas cujas dimensões estão compreendidas entre 76 e 4,8mm; areias, entre 4,8 e 0,05mm; silte, entre 0,05 e ,005mm; argila, inferiores a 0,005mm.
A análise granulométrica, ou seja, a determinação das dimensões das partículas do solo e das proporções relativas em que elas se encontram, é o processo que visa definir, para determinadas faixas pré-estabelecidas de tamanho de grãos, a percentagem em peso que cada fração possui em relação à massa total da amostra em análise.
O processo de análise granulométrica é realizado através do peneiramento e sedimentação
2. OBJETIVOS
O objetivo da presente prática é a análise granulométrica por peneiramento e sedimentação.
3. MATERIAL E MÉTODOS
- Peneiras de malha 200, 100, 50, 40, 30, 16;
- Capsulas para amostras
- Almofariz
- Estufa
- Béqueres
- Coqueleira
- Proveta
- Densímetro
- Balança
- Hexa metafosfato se sódio puríssimo
3.1. PENEIRAMENTO
Inicialmente foi coletada uma amostra de solo e estorroado no almofariz, em seguida peneirou essa amostra na peneira #10 para remover os pedregulhos. Foram colocadas 20g da amostra em capsulas e levados para a balança para tara e separado 75g para o ensaio de