reatorio malha processo
1087 palavras
5 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁCENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA:
LABORATÓRIO DE MECÂNICA DOS SOLOS – 2570
TURMA:005
RELATÓRIO Nº 05
ANÁLISE GRANULOMÉTRICA POR
PENEIRAMENTO E SEDIMENTAÇÃO
Acadêmicos:
Natália Rodrigues Marchini RA:59023 Turma: 005
Verônica Ricken Marques RA: 59381 Turma: 005
MARINGÁ, 12 de maio de 2011
ÍNDICE
1. Objetivo
3
2. Fundamentação teórica
3
3. Equipamentos e métodos
5
4. Resultados
6
5. Análise e discussão dos resultados
7
6. Referências
8
ANÁLISE GRANULOMÉTRICA POR
PENEIRAMENTO E SEDIMENTAÇÃO
1. OBJETIVO
O objetivo da presente prática é a análise granulométrica por peneiramento e sedimentação.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Através do ensaio granulométrico, determina-se a percentagem em peso que cada “classe” de tamanho de partículas representa na massa total utilizada para o ensaio. Utilizando os resultados obtidos por meio desse ensaio, faz-se a curva granulométrica do solo.
A análise granulométrica pode ser feita somente por peneiramento ou por peneiramento e sedimentação. Essa última é realizada passando o material na peneira #2,0 mm, com material que fica retido nessa peneira realiza-se o peneiramento grosso, e com o material que passa por ela realiza-se a sedimentação e depois o peneiramento fino para grãos que ficarem retidos na peneira #0,075mm.
Para se entender o processo de sedimentação, analisa-se a Lei de Stokes, que estabelece a velocidade limite alcançada por uma esfera em queda livre num meio viscoso, ao alcançar o movimento retilíneo uniforme.
Essa lei explica que um corpo em um meio viscoso sofre a ação de uma força viscosa (Fv) que é proporcional a sua velocidade (V).
Quando uma esfera é solta na superfície de um líquido, que possui uma densidade menor que a da esfera, no instante inicial sua velocidade é zero, mas essa por sua vez, sofre uma aceleração, não