Refrigeração industrial
TRABALHO DE REFRIGERAÇÃO
TEMA: REFRIGERAÇÃO INDUSTRIAL
PROF.: ARISTOTELES DE MELLO
EQUIPE: ALISSON ACIOLY DIEGO CALDAS
LUIS FILIPE
IGOR BELCHIOR
RAFAEL BURBOM
REFRIGERAÇÃO INDUSTRIAL
INTRODUÇÃO
A área de refrigeração cresceu de tal maneira no último século que se espalhou em diversos campos. Para conveniência de estudos, as aplicações da refrigeração podem ser classificadas dentro das seguintes categorias: Refrigeração Doméstica, Refrigeração Comercial, Refrigeração Industrial, Refrigeração para Transporte e Refrigeração para condicionamento de ar.
A refrigeração doméstica abrange principalmente a fabricação de refrigeradores de uso doméstico e de freezers. A capacidade dos refrigeradores domésticos varia de 60 litros até cerca de 600 litros com temperaturas na faixa de – 8°C a – 18°C no compartimento de congelados e +2°C a +7°C no compartimento dos produtos resfriados.
A refrigeração marítima se refere à refrigeração a bordo de embarcações marítimas e inclui, por exemplo, a refrigeração para barcos de pesca e para embarcações de transporte de cargas perecíveis.
A refrigeração de transporte relaciona-se com equipamentos de refrigeração quando aplicados a caminhões e vagões ferroviários refrigerados.
Como podemos observar, as aplicações de refrigeração são as mais variadas, sendo de certa forma bastante difícil estabelecer de forma precisa as fronteiras de cada divisão.
A refrigeração comercial abrange os refrigeradores especiais ou de grande porte usados em restaurantes, sorveterias, bares, açougues, laboratórios, etc. As temperaturas de congelamento e estocagem situam-se, geralmente, entre -5°C a -30°C.
Já a refrigeração industrial tem como regra geral, o fato de serem sistemas maiores que os comerciais em tamanho e têm como característica marcante o fato de requererem um operador de serviço. São aplicações típicas industriais as fábricas de gelo, grandes instalações de empacotamento de gêneros alimentícios