Refrigeração Industrial
Refrigeração Industrial
INTRODUÇÃO
Refrigeração é o processo pelo qual a temperatura dos fluídos ou corpos em geral é diminuída. Em particular, é utilizado para o processamento e armazenamento temporário de produtos perecíveis pela redução forçada da temperatura. Se a temperatura cai abaixo do ponto de congelamento, o processo já não é estritamente chamado refrigeração, porém este nome pode ser vagamente aplicado a incluir todos os processos que atingem temperaturas até -60 ° C.
A refrigeração industrial apresenta uma série de similaridades com o condicionamento de ar, mas também se distingue por diversos aspectos como componentes, procedimentos de projetos e mercadológicos. É diversas vezes confundida com a refrigeração comercial, pois a divisão entre as duas áreas não é definida claramente.
No geral, as aplicações industriais são maiores que as comerciais em tamanho e têm a característica marcante de requererem um operador de serviço, geralmente um engenheiro de operação diplomado. As aplicações típicas industriais são fábricas de gelo, grandes instalações de empacotamento de gêneros alimentícios, cervejarias, fábricas de laticínios e instalações industriais, como refinarias de óleos, fábrica de produtos químicos, fábricas de borrachas, etc. Na indústria são utilizadas centrais de refrigerações, também conhecidas como Rack’s, onde são acomodados os dispositivos de refrigeração, e sendo distribuídos os fluidos refrigerantes através de tubulações.
A utilização dos sistemas de refrigeração é indispensável. Como consequência, também é indispensável o uso da energia elétrica para o acionamento dos motores e outros equipamentos associados a esses sistemas. Dessa forma, não é possível evitar