Bombas Hidraulicas
Metodologia Científica e Tecnológica
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. DESEMPENHO DAS BOMBAS 4
3. CLASSIFICAÇÃO 5
3.1 TURBOBOMBAS: 5
3.1.1 BOMBAS CENTRÍFUGAS: 6
3.1.2 BOMBAS ROTATIVAS 7
3.1.3 BOMBAS ALTERNATIVAS 9
4. Conclusão 12
5. Referências 13
1. INTRODUÇÃO
Para deslocar um fluido ou mantê-lo em escoamento é necessário adicionarmos energia, o equipamento capaz de fornecer essa energia ao escoamento do fluido é denominado de Bomba.
Bombas hidráulicas são máquinas de fluxo, cuja função é fornecer energia para a água, a fim de recalcá-la (elevá-la), através da conversão de energia mecânica de seu rotor proveniente de um motor a combustão ou de um motor elétrico. Desta forma, as bombas hidráulicas são tidas como máquinas hidráulicas geradoras. As bombas são utilizadas, nos circuitos hidráulicos, para converter energia mecânica em hidráulica.A ação mecânica cria um vácuo parcial na entrada da bomba, o que permite que a pressão atmosférica force o fluido do tanque, através da linha de sucção, a penetrar na bomba.
Devido a ação mecânica, a bomba cria uma pequena depressão na sua entrada. Isso permite que a pressão atmosférica empurre o fluido do reservatório através de sua tomada de entrada para dentro da bomba. A bomba, então, empurra o fluido para o sistema hidráulico.
2. DESEMPENHO DAS BOMBAS
Normalmente os índices que avaliam as bombas são o rendimento total, a vazão (descarga volumétrica) e a pressão de trabalho (ou a manométrica).
A vazão, também chamada de descarga ou capacidade da bomba, corresponde ao volume de fluido que ela descarrega em sua saída por unidade de tempo. Por exemplo, em litros por minuto (LPM); metros ou centímetros cúbicos por minuto, a uma determinada rotação. Como a velocidade influi na descarga, muitas vezes