RELATÓRIO SÊMEM
O sêmem normal é uma mistura de espermatozóides e secreções provenientes dos testículos e epidídimos, os quais são misturadas durante a ejaculação com secreções oriundas da próstata, vesículas seminais e glândulas bulbouretais. A composição final é um liquido viscoso que forma o ejaculado.
O espermograma é um exame realizado para determinar a composição do esperma, a quantidade e a qualidade para que se possa ser feita a avaliação da função produtora dos testículos que é geralmente pedido quando se há suspeita de infertilidade.
Para esse exame o homem deve ficar cerca de 3 dias em abstinência para que não se altere a quantidade e a qualidade do líquido seminal. Se a abstinência for superior a 5 dias, aumenta o numero de formas imaturas, o numero de espermatozóides mortos e o volume do sêmem e se a abstinência sexual for inferior a 2 dias, diminui o volume do sêmem e o numero de espermatozóides.
A amostra deve ser obtida e depositada dentro de um recipiente de vidro ou de plástico (atentar para os efeitos tóxicos do plástico). Deve-se evitar um choque frio à coleta e proteger de temperaturas extremas. O frasco contendo a amostra deve ser identificado com o nome do paciente, o período de abstinência sexual, data e hora da coleta, e se o paciente estiver usando algum medicamento deve ser informado.
O ideal é coletar o material no laboratório, porem se isso não for possível, a amostra deve ser encaminhada ao laboratório dentro de no maximo 1 hora após a coleta.
OBJETIVO
Análise do liquido seminal (volume, viscosidade, pH, contagem, motilidade, morfologia dos espermatozoides e, o tempo de coagulação e liquefação ) para a avaliação de casos de infertilidade e do estado pós-vasectomia.
PRINCÍPIO
Analise macroscópica e analise microscópica.
MATERIAL
Amostra de sêmen em recipiente estéril
Tubo cônicocom marcação volumétrica
Lâminas secas e limpas, e lamínulas
Tira para medição de pH
Placa de Petri
Câmara de Neubauer
Ponteiras