Trabalho academico sobre circuito eletrico
IESAM – Instituto de Estudos Superiores da Amazônia Curso: Engenharia de Controle e Automação Disciplina: Educação Ambiental / Apostila nº 2 Professor: Leonardo Araújo Neves CAPÍTULO 2 – NOÇÕES GERAIS DE ECOLOGIA
2.1- CONCEITOS BÁSICOS Ecologia: ciência que estuda a relação dos seres vivos entre si e deles com o ambiente. Fatores Abióticos: compreendem os elementos não-vivos do ambiente. Fatores Bióticos: envolve a ação de seres vivos, através das relações ecológicas. Meio Ambiente: conjunto de fatores bióticos e abióticos que cercam e possibilitam a sobrevivência de um determinado ser vivo. Habitat: lugar onde vive um organismo. Nicho Ecológico: posição ou papel de um organismo dentro de sua comunidade e ecossistema. Equivalentes Ecológicos: espécies que ocupam nichos semelhantes, em regiões distintas. Espécie: conjunto de organismos semelhantes entre si, que se reproduzem em condições naturais, sendo seu descendentes, via de regra, férteis. População: conjunto de organismos de uma mesma espécie que habitam determinado espaço em determinado tempo. Comunidade: associação entre seres vivos de diversas populações de uma determinada área. Ecossistema: conjunto de componentes bióticos e abióticos que, num determinado meio, trocam matéria e energia. 2.2- ESTRUTURA DOS ECOSSISTEMAS 2.2.1-Componentes dos Ecossistemas Biótopo (Abióticos): Conceito: compreende um espaço geográfico, submetido a condições ambientais homogêneas, que possibilitam o desenvolvimento de uma comunidade biológica.
Ex: temperatura, luz, água, pH, vento, oxigênio, nutrientes, etc.
Biocenose (Biótico): Conceito: conjunto de populações que ocupam o mesmo espaço geográfico e mantém entre si relações de interdependência. Relações Ecológicas: predação, parasitismo, competição, cooperação, mutualismo e comensalismo. 2.2.2- Tamanho do Ecossistema As dimensões de um ecossistema são extremamente Variáveis.
1
Prof: Leonardo Araújo Neves