Cálculo 2
Experimento 5 - Determinação do tamanho de uma população: Marcação e Recaptura
Arthur Tavares
Bruna Soares
Jairo Rodrigues
Mateus Lima
Pedro Henrique Matias
Vitor Hatanaka
Profª Katia Saavedra
Goiânia, 04/11/2013
1.Introdução e Resumo No estudo da dinâmica de populações é importantíssima a noção de quantos indivíduos compõem tal comunidade. Na maioria dos casos a noção disto é difícil, pois o grupo investigado pode ser bastante móvel, ou de difícil observação. Mas para tais dificuldades existem técnicas que podem ser aplicadas, como a de Lincoln-Petersen e tal técnica foi usada no experimento elaborado. Esta técnica é baseada deste modo: Se um determinado número de indivíduos (M) for marcado e libertado, numa segunda captura (após total homogeneização) a relação entre o numero de marcados(M) e o numero de capturados (c ) é proporcional a relação de numero total da população (P) sobre o numero total de marcados (M). Assim:
Ou
Se você tiver o conhecimento da biologia da população analisada, deve-se seguir tais pressupostos para a realização do experimento:
1. A probabilidade deve ser igual para todos os indivíduos da população.
2. As marcas não devem afetar biologicamente os seres analisados.
3. As populações devem ser relativamente fechadas.
4. O numero de natalidade e mortalidade deve ser baixo no estudo realizado.
5. Os indivíduos analisados devem estar distribuídos homogeneamente.
6. O numero de recapturados deve ser alto, para maior noção da contagem de indivíduos. Depois de tais condições satisfeitas o experimento pode ser realizado. Neste caso usaremos a população de feijões, e assim nosso objetivo em estimar o tamanho desta população através do método de Lincoln-Petersen será