Apostila de microscopia
Microscopia de luz
Generalidades:
• Um microscópio é um sistema óptico que transforma objeto pequeno em uma imagem bastante ampliada. A principal finalidade do microscópio é permitir observação individualizada de pontos que estejam situados bem próximos um dos outros (poder de resolução).
Estrutura:
• O microscópio é constituído por três tipos de conjuntos de lentes:
- Ocular – que fica próximo do observador, as microscopias podem ter uma ocular (monocular) ou duas oculares (binocular). Ambas com aumento de 10x e ficam no revolver, encaixadas no canhão.
- Objetivas – Que fica próxima ao objeto a ser observado o microscópio pode ser observado o microscópio pode ser composto por 2, 3 ou 4 objetivas. As objetivas têm aumento de 4x, 10x, 40x e 100x.
A objetiva de aumento de 100x é de imersão.
- Condensador – É um cone de luz sobre o objeto influenciando na sua nitidez.
- Parafuso macrométrico – Localiza-se no braço do aparelho. É utilizado para grandes movimentos de platina.
- Parafuso micrométrico – Tem a mesma localização do macrométrico. É muito útil na localização delicada dos objetos, pois realiza pequenos movimentos.
- Platina – Onde se coloca o material a ser observado.
- Chariot – Cujos parafusos movimentam o material a ser observado.
- Diafragma – Controla a intensidade da luz.
- Lâmpada – Fica embutida na base do aparelho.
[pic]
Funcionamento:
A objetiva projeta uma imagem aumentada do objeto em direção à ocular, que amplia novamente a imagem e a projeta na retina. A ampliação total é igual ao aumento da objetiva multiplicado pelo aumento da ocular.
Rotina com o microscópio 1 Levante (ou afaste) a presilha e fixe a lâmina sobre a platina (mesa), de maneira que a peça a ser observada coincida com o orifício da mesma. 2 Verifique se o diafragma (do condensador) está aberto. O grau de abertura é controlado por uma pequena alavanca (ou botão