apostilha pratica celular
“As células são os tijolos que constroem do mais simples ao mais complexo organismo”
A apostila surgiu da necessidade de organização das aulas práticas para a disciplina de Biologia Celular com demonstrações práticas ilustrativas da morfologia celular, no intuito de fixar os conhecimentos adquiridos através das aulas teóricas e práticas. O estudo da Biologia Celular é muito importante, visto que é a base as outras disciplinas na área da saúde não podendo, portanto, deixar de ser acompanhado a cada passo, por parte dos discentes. As práticas possíveis ficam limitadas pelo tempo, no entanto a apostila proporcionará aos discentes os conhecimentos necessários para uma boa formação profissional. O conhecimento mais aprofundado no campo da Biologia Celular e Molecular dependerá da opção pessoal do aluno, durante o seu processo de formação. Para complementação do estudo da célula é, apresentado material obtido com as técnicas de microscopias eletrônicas de transmissão e de varredura para identificação e análise da ultraestrutura dos componentes celulares.
I. O ESTUDO DA CÉLULA
TÉCNICAS DE ESTUDO CITOLÓGICOS Existem dois procedimentos fundamentais de análise citológica. Um se faz diretamente sobre a célula viva no organismo (in situ) e é chamado de vital ou supra vital. O outro procedimento (in vitro) se realiza depois de ser ocasionada a morte celular onde o material é fixado preservando assim, sua morfologia e composição química.
a. Estudo das Células Vivas (Estudo “in vivo”) As células em geral são elementos pequenos demais para poderem ser visualizados ou estudados a olho nu. Portanto, a maior parte dos estudos das células utiliza a microscopia, principalmente um tipo de microscopia em que a imagem é formada pela luz que consegue atravessar o “espécimen” que está sendo examinado. O exame de células vivas ao microscópio está, assim limitado em primeiro lugar pela “transparência” do material a ser estudado.