Apostila de comunicação
Conceitos Básicos de Comunicação
A origem da palavra “comunicação” vem do latim “communication”, que significa: “está encarregado de”.
Comunicação também pode ser entendida como a junção de “comum” e “ação”, o que já define que ela pretende tornar algo comum, orientando as pessoas e as empresas a buscarem objetivos similares.
Existe também o fato de que comunicar é estabelecer uma relação com alguém, uma transferência de informação para outra ou outras pessoas.
A comunicação é uma atividade educativa que envolve troca de experiência entre pessoas de gerações diferentes, evitando-se assim que os grupos sociais retornem ao primitismo.
Ela tem origem observada na pré-história através da comunicação de homens da mesma aldeia ou para transmitir a cultura e tradições.
1. COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
À medida que o sistema organizacional transaciona com o ambiente externo, por meio de constantes trocas, relações são estabelecidas. O ingrediente dessas relações, segundo Kunsch (1997, p.119) é a comunicação entre as organizações e seus públicos estratégicos: “qualquer indivíduo ou grupo que pode afetar a organização ou é afetado por suas ações, decisões, políticas, práticas ou resultados”.
A comunicação passa a exercer, nesse cenário, um importante papel no estabelecimento de canais efetivos de ligação com os diversos segmentos da organização. Neste processo é que se estabelece a comunicação organizacional.
Segundo Cahen (2001), a comunicação organizacional pode ser entendida como uma atividade sistêmica, na qual a soma dos elementos deve conduzir a um “todo sinérgico”. Deve ter caráter estratégico e, necessariamente, ser ligada aos mais altos escalões da empresa, uma vez que tem por objetivos: criar, onde não existir ou for neutra; manter, onde já exista ou, ainda, mudar para favorável, onde for negativa, a imagem da empresa junto aos seus diversos stakeholders (grupos de