Apostila - Comunicacao
Nosso rosto expressa milhares de sentimentos que são captados pelo interlocutor de forma intuitiva e podem passar confiança e contribuir para melhorar nossa eficiência comunicativa. Desenvolver a auto-percepção, através da análise da nossa linguagem corporal, é uma forma de melhorarmos nossos relacionamentos, principalmente no universo corporativo.
Muitas pessoas têm medo de falar em público e continuam convivendo com esse fantasma pelo resto de suas vidas, acreditando que realmente não nasceram para desempenhar essa tarefa.
Contudo, a cada dia que passa, mais nos defrontamos com situações que nos convidam a falarmos em público. Fugir de tal convite por medo ou por achar que não temos jeito para isso é uma alternativa que muitos escolhem.
Entretanto, agindo dessa forma, perdemos a oportunidade de vislumbrarmos novos horizontes, uma vez que a comunicação nos permite conquistar maior destaque. Como dizia o saudoso chacrinha: “quem não se comunica se trombica” e trombicando, deixamos nossos medos gritarem e tornarem-se gigantes.
Como dizia Henry Ford, “Se você acredita que pode ou que não pode, você está certo, ambos acontecerão”
www.treinandopessoas.com.br
1
COMUNICAÇÃO VERBAL – CHECK LIST
Você deve responder a este questionário de forma comprometida. Seja honesto, coerente, anote as respostas, sejam elas agradáveis ou desagradáveis, faça observações. Perceba as suas qualidades, conscientize-se delas. Se você sentir necessidade de mudanças, mude, estabeleça datas e objetivos. Faça uma revisão periódica e acompanhe seu próprio desenvolvimento.
AO FALAR EM PÚBLICO...
ASPECTOS PSICOLÓGICOS:
1) Você se julga uma pessoa tímida? Quais os motivos?
2) Consegue olhar nos olhos das pessoas?
3) É capaz de falar de improviso? Utiliza alguma técnica para isso?
4) Fala com energia e força quando necessário?
5) Se sente frustrado por não ter dito algo em uma reunião ou em uma palestra?
6) Quando fala, sente seu corpo (mãos e