Apostila de Linguagem e Comunicação
Patos de Minas, fevereiro de 2014
1
Professores de
Linguagem e Comunicação
Centro Universitário de Patos de Minas
2
Caros alunos,
A disciplina Linguagem e Comunicação consta da grade curricular do curso escolhido por vocês. Isso mereceria algumas justificativas acadêmicas, mas não queremos nos dirigir a vocês como ―professores de português‖. Dirigimo-nos a vocês como facilitadores no aprimoramento de suas habilidades lingüísticas.
Linguagem e Comunicação está presente nos primeiros semestres de quase todos os cursos de graduação deste país – isso já mostra sua importância na formação profissional de qualquer estudante. Infelizmente, os anos anteriores de formação escolar não foram suficientes para o aprimoramento de tais habilidades. O acadêmico tem, na faculdade, uma das últimas oportunidades para desenvolver sua capacidade de expressão por meio da língua, seja na modalidade falada, seja na modalidade escrita. Se perdida essa oportunidade, ou mal aproveitada, poderá sofrer punições principalmente no mercado de trabalho, caso consiga ingressar-se nele.
Sabemos que, no nosso dia-a-dia, não comunicamos por meio de palavras – elas existem apenas no dicionário. Comunicamos, sim, por meio de textos. Nossas relações pessoais ou profissionais realizam-se por meio de textos que (co)produzimos com nossos semelhantes. Tecemos idéias, tecemos compromissos. Sem o domínio eficiente da língua, sem o domínio da feitura de textos, não conseguiremos nos mover neste mundo marcadamente tecnológico. Marcadamente sem fronteiras. Marcadamente informativo. Mundo de exigências, então! Nosso papel no curso escolhido por vocês, caros alunos, é contribuir para que a formação de vocês esteja, também, respaldada pelas exigências deste mundo em que informações, que são textos circulantes, são extremamente necessárias para o desempenho profissional. Mesmo que, no futuro profissional, vocês não precisem escrever