Apostila Chefia E Lideran A
Organização – indivíduo - grupo
O homem busca: - SER ACEITO - RESPEITO - AFETO
Na procura da satisfação de suas necessidades e aspirações, o homem verificou que o grupo seria uma boa oportunidade para satisfazê-las.
Quando as pessoas se reúnem em grupo, há três tipos de forças que atuam dentro do grupo:
A - Forças originadas das características próprias de cada um
B – Forças provenientes da interação entre as pessoas, ou seja, da influência de cada uma sobre as outras.
C – Forças resultantes do grupo como um todo que atua sobre cada membro do grupo.
A interação e a transformação destas forças foi chamada de dinâmica interna do grupo: atmosfera do grupo, sentimento de nós, definição das funções e papéis, liderança, padrões de comunicações e controle social.
Atmosfera do grupo
É o estado de espírito, o medo de sentir e agir que permeia o grupo como um todo.
A atmosfera pode ser alegre, pesada, tensa, agressiva, onde todos lutam contra todos: pode ser suspeita ou medo de ser ridicularizado ou rejeitado – não gozar a confiança dos outros. A atmosfera pode ser também acolhedora, amistosa – oportunidade a todos de expressar livremente suas opiniões, participar, sentir-se à vontade e cooperar.
O comportamento do indivíduo é fortemente influenciado pela atmosfera do grupo, como também pela forma como o grupo reage à sua pessoa: se um grupo manifesta a um elemento novo que chega receptividade, este indivíduo sente-se aceito.
Participação
É o empenho pessoal e psicológico dos indivíduos nos negócios grupais. Há participação pública através de debates, discussões, atos e uma participação mais sutil através de gestos, atitudes, maneiras. A produtividade do indivíduo e do grupo depende, em grande escala, das oportunidades de participação que os membros do grupo têm na fixação dos objetivos, na escolha dos meios e na tomada de decisões, mesmo quando as opiniões pessoais diferem da decisão final.Quanto maior a participação, mais favorável são as atitudes dos membros para
com