Fundamentos da Gestão
Livro Base: Introdução à Teoria Geral da Administração, de Idalberto Chia-venato.
É assim chamada a Administração por tentar utilizar-se dos métodos da ciência aplicados à Administração. Sua preocupação original foi tentar acabar com o desperdício e elevar os níveis de produtividade.
O principal expoente da Administração Científica foi Frederic Winslow Taylor (1856-1915), americano, que foi operário, capataz, contramestre, chefe de oficina e engenheiro em uma mesma empresa: a Midvale Steel Company.
Taylor iniciou seus estudos pelo trabalho do operário (caminho de baixo para cima e das partes para o todo), generalizando, após, para toda a administração.
O estudo da contribuição de Taylor para a Administração é dividido em dois períodos: o primeiro período corresponde ao lançamento do livro Administração de Oficinas, em 1903, que cuida das técnicas de racionalização do trabalho, através do estudo dos tempos e movimentos. Neste período Taylor dizia que:
O objetivo de uma boa administração era pagar salários altos e ter baixos custos de produção;
Era necessário aplicar métodos científicos de pesquisa e experimento para o seu problema global, para formular princípios e processos padronizados que permitam o controle;
Os empregados deveriam ser cientificamente colocados em serviços ou postos em que os materiais e as condições de trabalho fossem cientificamente selecionados, para que as normas pudessem ser cumpridas;
Os empregados deveriam ser cientificamente adestrados para aperfeiçoar suas aptidões e executar serviços ou tarefas de modo que a produção normal fosse cumprida;
Teria que ser cultivada uma atmosfera de íntima e cordial cooperação entre a Administração e os trabalhadores, para garantir a continuidade do ambiente psicológico e possibilitar a aplicação dos outros princípios.
O segundo período corresponde ao lança-mento do livro Princípios de Administração Científica, em 1911, onde Taylor