Apontamentos
Compreende diferentes grupos parciais que se constituem no seu seio: grupos de parentes, etários, militares ou guerreiros, religiosos, etc.
Para Guy Rocher “uma sociedade é uma multiplicidade de interacções de sujeitos humanos, que compõem o tecido fundamental e elementos da sociedade, conferindo-lhe ao mesmo tempo, experiência e vida”.
A sociedade é composta por grupos sociais. Grupos sociais são conjuntos de pessoas pertencentes a uma mesma sociedade, que se relacionam com a finalidade de alcançarem objectivos comuns, organizando-se na base da existência de relações com carácter relativamente permanente.
Grupos informais – determinado número de indivíduos reunidos em estabelecido local, cuja finalidade individual é aleatória e provisória. Não estão inseridos no grupo social.
Grupos domésticos – Pequenas sociedades formadas por um número reduzido de indivíduos, vivendo num território por eles apropriado e obedecendo a um certo número de regras e unidos por laços de parentesco.
Grupos primários ou elementares – grupos pequenos e restritos com relações intimas e essenciais para o desenvolvimento e socialização do individuo (a família).
Para Henry Mendras – grupo elementar é equivalente a grupo primário, “as colectividades das várias aldeias, representam sistemas sociais dotados de subsistemas próprios, interrelacionando-se no seio de um supersistema englobante, neste caso o país”
Os princípios fundamentais que regulam a vida social são:
O parentesco – Principio activo que regula todas as relações sociais ou quase todas;
O sexo – divide a sociedade em dois grupos;
A idade – as etapas de evolução são diferentes, cada povo atribui-lhe valores diferentes.
Representação social – recriação pelo pensamento, segundo a interpretação, experiência ou julgamento pessoal.
A experiência no terreno