Apontamentos Monetaria 1
1.1 Conceito de Moeda
MOEDA
Designa-se MOEDA ao conjunto de todos os meios de pagamento que sejam aceites por todos, em toda a parte e em qualquer momento, para a liquidação das dívidas resultantes das transacções ou da prestação de serviços.
É muito importante diferenciar a moeda de dois conceitos importante, nomeadamente:
Riqueza e Rendimento
A riqueza inclui todas as formas de propriedade que servem como reserva de valor, nela estão incluídas para além da moeda, obrigações, acções, obras de arte, móveis e todas outras formas de deter riqueza.
O rendimento e uma forma em que constitui um fluxo, sendo medido por unidade de tempo, enquanto a moeda e uma variável de stock.
1.2. FUNÇÕES DA MOEDA
MEIO DE PAGAMENTO – A moeda é um meio definitivo e imediato de pagamento, servindo de instrumento geral de troca. Isto significa que, com a moeda liquidam-se quaisquer dívidas ou adquirem-se imediatamente quaisquer bens.
MEDIDA DE VALOR - A moeda é um termo geral de comparação dos valores de troca dos bens e serviços correntes. Todos os bens materiais e serviços têm um valor, diferentes de uns para os outros. É graças à unidade monetária (Metical, Rand, Dólar,
Euro...), que é uma verdadeira unidade de medida de valor, que podemos facilmente comparar o valor de todos os bens económicos entre si, facilitando ao máximo a sua troca. RESERVA DE VALOR – A moeda também funciona como uma reserva de valor.
Ela é um repositório de poder de compra sobre o tempo, ter moeda é como possuir certa quantidade de bens, logo, a moeda é uma reserva de valor, e como reserva destina-se a ser utilizada no futuro.
A moeda não é a única reserva de valor, qualquer activo, seja moeda, terra, casas, jóias, pode ser usada para acumular riqueza. Muitos desses activos têm vantagens sobre a moeda como reserva de valor. O facto de a moeda ser o activo de maior liquidez
(facilidade e rapidez com que um activo pode ser convertido em um meio de
pagamento),