apologia de socrates
COORDENAÇÃO DE CIÊNCIA POLÍTICA
FILOSOFIA GERAL E JURÍDICA 1º/2015
Professor: João Batista da Silva
Carga Horária: 80 h/a jbsilva@udf.edu.br PLANO DE ENSINO
EMENTA:
Estuda o surgimento e a natureza da filosofia, a origem de determinadas ideias filosóficas a partir do ponto de vista de seus fundadores e suas correlações com a filosofia do direito OBJETIVOS:
Cognitivos:
- Compreender a principais correntes filosóficas e as suas contribuições para o pensamento jurídico;
- Identificar a relação entre filosofia e direito;
- Identificar as principais questões que norteiam o pensamento filosófico, com vistas à compreensão da importância da filosofia para o acadêmico de ciências jurídicas.
Habilidades:
- Aplicar as perspectivas teórico-filosóficas à realidade brasileira no que tange ao sistema jurídico;
- Facilitar a compreensão do papel da filosofia como cofundadora e mediadora do processo de humanização das relações sociais, sua contribuição para a transformação do ser humano, bem como para a fundamentação do direito.
Atitudes:
- Despertar a necessidade de pensar por si mesmo, para elucidar e avaliar suas convicções básicas em relação às outras concepções e tendências de pensamento no que concerne às grandes questões norteadoras da reflexão filosófico-jurídica; - Valorizar a relação entre teoria e realidade para a melhor compreensão das peculiaridades da política e da realidade brasileira.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BÁSICO:
UNIDADE I - DO MITO AO LOGOS A mentalidade oral e o mito A mentalidade escrita e o logos Os pré-socráticos: Qual é elemento primordial de todos os seres? Os jônios, os pitagóricos e os atomistas
Parmênides: Lógica e metafísica. O poema das duas vias
Heráclito: Logos e dialética
UNIDADE II HUMANISMO NA FILOSOFIA
Os Sofistas e a arte de persuadir e a relativização da justiça
Sócrates e a