apologia de socrates
APOLOGIA DE SÓCRATES
ALUNA:JÚLIA VITÓRIA SOUZA TOLENTINO
Acusadores:
Meleto
Anito
Lincon
Acusações:
Sócrates comete crime corrompendo a juventude e não considerando como deuses aqueles em que todo povo acredita, porém outras divindades novas.
Como Sócrates se defende das acusações?
Primeira acusação
Defesa:
Sócrates afirma que os jovens que lhe segue o fazem assim livremente, sem pressão, são movidos por sua satisfação em conhecer, aprende, averiguar, enfim gostavam de ouvi-lo fazendo tais coisas. E ele enquanto detentor de uma missão, segundo o próprio enviado por Deus, tinha de cumpri-la, continuar examinando os homens, admoestando-os (chamar a atenção), questionando-os , fazendo-os pensar e refletir de forma bem intimista, mostrando-lhes o que de fato deve ser valorizado ,buscado. E de acordo com o filósofo isso não e mau, muito menos corromper os jovens. Se esses jovens ou quem quer que os procure com a finalidade de ouvi-los se tornem melhores ou piores, isso não é de responsabilidade dele, pois assim não prometeu, nem lhes forneceu nesse sentido, nenhum ensinamento. Diz-se ainda que o que era dito para um era dito para todos. não havia de esconder algo eu era dito por ele.
Segunda acusação,
Defesa:
Não consigo entender se dizes que eu ensino a acreditar que existem certos deuses, e em verdade creio que existem deuses, e não sou de todo ateu, e nem sou culpado de tal erro, mas não são os da cidade, porém outros e disso exatamente me acusam, dizendo que eu creio em outros deuses, ou dizes que eu mesmo não creio inteiramente em outros deuses e que ensino isso aos outros. Pois MELETO ao lhe