MATURIDADE EM PROJETOS
Basicamente, um modelo de maturidade é uma forma para avaliar o quão hábil é uma organização para gerenciar seus projetos. Isso significa que ele possibilita que seja identificado em que nível está a maturidade em gestão de projetos e, assim, ajuda o gestor a definir o melhor caminho para que o sucesso pleno seja alcançado. Dessa forma, encontram-se caminhos para elevar a produtividade geral e o nível de satisfação dos envolvidos.
Os modelos de maturidade derivam dos esforços para um gerenciamento de qualidade dentro da indústria ao longo dos anos, onde a melhoria contínua nos processos busca maiores resultados. São diversas as formas de análise da maturidade, mas elas se baseiam na ideia de avaliar a competência organizacional na realização de atividades-chave. Os fatores que influenciam nesta competência em gestão de projetos são provenientes da soma dos esforços da equipe disponível, do gestor do projeto e da organização como um todo.
Quais os principais modelos de maturidade?
Como dito anteriormente, são muitos os modelos de maturidade disponíveis. Contudo, listamos aqui alguns dos principais e mais utilizados:
Center For Business Practices
Harold Kerzner - PMMMM
Modelo de Berkeley
ESI International
SEI: CMM e CMM-I
PMI: OPM3
Prado: MMGP
Quais são as 5 principais características dos modelos de maturidade?
Ao avaliar qual o modelo mais adequado para sua organização chegar a um alto nível de maturidade, é importante que alguns critérios fundamentais sejam observados. São eles:
Disponibilidade
Corresponde à forma como o modelo é, efetivamente, disponibilizado. Basicamente, é como o material necessário para implementação é obtido.
Formato de Questionário
Em si, qual o formato das questões do modelo? Se são abertas, fechadas, usam escala Likert ou outros formatos. A ideia é entender qual se adequa mais a sua estrutura de gestão.
Avaliação
Determina a fórmula quantitativa com a qual a sua maturidade é