história do sumô
Existem duas versões para a origem do sumô. A primeira delas diz que o sumô foi inspirado em uma luta de ursos. Já a segunda versão afirma que o esporte surgiu de um combate entre os deuses Takemikazuchi e Takeminakata que lutavam para determinar a posse das ilhas na costa de Izumo, no Japão.
História
Os registros da luta datam de mais de 2 mil anos. No início as lutas eram apenas rituais dedicados aos deuses. No século 8, período conhecido como Nara, era realizado anualmente um festival de lutas (conhecido como sechie) que servia para entreter a corte imperial japonesa. Sumotoris de todo o país eram recrutados para participar.
A primeira delas foi estabelecida no ano 726 pelo imperador Shomu, o Grande, que baniu ataques fatais tais como golpes com os nós dos dedos, ou os chutes no corpo. Antes deste decreto formal, dizia-se que a luta de sumô deveria continuar até que um dos lutadores fosse morto ou fatalmente ferido.Com esta primeira e crítica mudança, ficou estabelecido que a luta seria decidida quando um dos lutadores tocassem o chão com qualquer outra parte do corpo que não fosse a sola dos pés. A segunda foi a adoção do círculo onde ocorre a luta.
O papel dos imperadores foi fundamental para difundir o esporte. Entre 781 e 806, o imperador Kanmu oficializou o sechie-zumo como evento anual. O reinado do imperador Saga (809 a 823) foi, no entanto, o mais importante para o sumô. Foi nesta época que as técnicas e regras foram estabelecidas e a luta deixou de ser apenas um ritual e ganhou o status de arte marcial.
Com o passar do tempo o sumô passou a ser praticado também pelos guerreiros. Em 1603, após a unificação do Japão, foram organizados os primeiros grupos profissionais e o sumô passou a ser o esporte preferido dos japoneses. Hoje, no entanto, o beisebol é o esporte mais praticado por lá e o sumô vem perdendo espaço para o futebol no coração dos japoneses. Mesmo assim, não há no Japão quem não admire e tenha orgulho de