Sum Trabalho
HISTÓRIA E A ORIGEM DO SUMÔ
Existem três possíveis lendas para a origem do sumô. A primeira delas diz que o sumô foi inspirado em uma luta de ursos. Já a segunda lenda afirma que o esporte surgiu de um combate entre os deuses Takemikazuchi e Takeminakata que lutavam para determinar a posse das ilhas na costa de Izumo, no Japão. E a última diz ser uma dança que ofertavam aos deuses pelas colheitas. A origem do sumô é um tanto mitológica. Muitas tradições são mantidas ainda hoje. Antes do início de torneios e lutas existe uma série de rituais seculares, segredos profundos, preparativos demorados e extenuantes, organização fantástica e cifras astronômicas.
O sumô é uma luta de origem japonesa, na qual dois lutadores se enfrentam em um ringue de formato circular (sem as “cordas” como as de boxe). O objetivo da luta é derrubar o adversário ou empurrá-lo para fora do ringue. Não são permitidos socos, chutes, etc. No entanto a vitória do lutador de sumô não é tão comemorada por respeito à derrota de seu oponente. O estilo sumo diferencia-se das demais artes marciais justamente por não possuir estilos e pelo uso de um tecido que cobre suas partes intimas chamado "mawashi" que é enrolado em volta da cintura do lutador e pode ser agarrado pelo adversário com a finalidade de efetuar golpes.
Os registros da luta datam de mais de dois mil anos. No início as lutas eram apenas rituais dedicados aos deuses. No século oito, período conhecido como Nara, era realizado anualmente um festival de lutas (conhecido como sechie) que servia para entreter a corte imperial japonesa. Sumotoris de todo o país eram recrutados para participar.
O papel dos imperadores foi fundamental para difundir o esporte. Entre 781 e 806, o imperador Kanmu oficializou o sechie-zumo como evento anual. O reinado do imperador Saga (809 a 823) foi, no entanto, o mais importante para o sumô. Foi nesta época que as técnicas e regras foram estabelecidas e a luta deixou de ser apenas um ritual e ganhou o