Apocalípticos e integrados resenha
No livro o autor relata sobre a crise do modelo cultural, que a humanidade percebeu que a todo instante a cultura verdadeira são necessárias diversas modificações dos instrumentos que surgiram no passado e que foram se aperfeiçoando com o passar dos séculos como a escrita que atualmente teve que se adaptar com os outros recursos midiáticos que surgiram como áudio visual e tecnológico.
Os meios de comunicação são julgados a todo instante como um mal opressor da civilização, mas a forma míope de avaliar a função que ela tem é histórica e assim como sua forma de persuadir no cotidiano da massa, a forma de avaliar é deturpada, pois para ocorrer julgamento correto e justo se faz necessário compreender os mecanismos e modelos adotados de comunicação cultural.
Exige-se por parte dos homens formadores de opinião um julgado imparcial gerando indagações construtivas, que julga do caminho mais fácil.
A cultura de massa é julgada pelo seu poder de manipular e persuadir o grupo social, mas nem todos os críticos da cultura de massa conseguem defender sua critica.
O autor utiliza alguns exemplos