Aplicações lúdicas no ensino de Ciências
Muitos alunos sentem dificuldade em compreender alguns assuntos e para isso é necessário algo novo, diferente e atrativo para despertar interesse aos estudantes. O espaço INB apresenta uma exposição pelo seguinte tema: De Mendel A Venter “A EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA E O DNA”. A exposição apresenta alguns dos acontecimentos históricos da ciência através do DNA, de forma que todos poderão entender mais sobre sua evolução.
A exposição inicia-se com as observações de Mendel em 1865, seus estudos com as ervilhas e finaliza em 2010, quando Venter e sua equipe tornaram viável uma bactéria a partir de um genoma sintético. Várias atividades interativas, com experimentos, jogos, vídeos e música foram realizadas no âmbito da exposição, tornando-a bastante atrativa.
Muitos conteúdos podem ser cansativos e de difícil entendimento para alguns alunos, desta forma um trabalho lúdico chama atenção dos alunos. Como exposta no espaço INB, a primeira amostra é um jogo: “A incrível Fábrica de Mendel” para compreender melhor os testes de Mendel e explicar o processo da hereditariedade, é um jogo divertido e educativo, em que os alunos se sentem envolvidos pela criatividade e aprendem brincando, sendo uma opção para que os professores possam aplicar em sala de aula.
Corrida Espacial- Desvendando a Estrutura do DNA– São mostradas as imagens de Watson e Crick que foram os primeiros a propor a estrutura do DNA em 1953 observado pelos experimentos de Rosalind Frankin. Os alunos podem fazer uma pesquisa sobre como iniciou os experimentos de Rosalind, e o que levou a Watson e Crick também pesquisar sobre isso, é importante que conheça essas pessoas que trouxeram para ciência uma grande contribuição.
Na apresentação de Laços Genéticos: Marcas de Impressão que deixam Rastros, esse tema propõe ao visitante a realização de experimentos de extração de DNA e separação de moléculas dentro do contexto de um teste de paternidade. A prática auxilia a