Trabalhos de faculdade
Artigo
Matemática Lúdica No Ensino Fundamental e Médio
“Na maior parte das ciências, uma geração põe abaixo o que a outra construiu, e o que a outra estabeleceu a outra desfaz. Somente na Matemática é que cada geração constrói um novo andar sobre a antiga estrutura”. (Hermann Hankel)
Giuliano Vargas
Aluno 3° Período - Matemática
Universidade Tuíuti Do Paraná
2
Matemática Lúdica¹ no Ensino Fundamental e Médio
Giuliano Vargas
4
Aluno 3° Período – Curso de Matemática
Universidade Tuíuti Do Paraná Disciplina – Metodologia do ensino II
Apresentação:
“A Matemática é como um moinho de café que mói admiravelmente o que se lhe dá para moer, mas não devolve outra coisa senão o que se lhe deu”.
(Faraday)
Quando crianças ou jovens brincam, demonstram prazer e alegria em aprender. Eles têm oportunidade de lidar com suas energias em busca da satisfação de seus desejos. E a curiosidade que os move para participar da brincadeira é, em certo sentido, a mesma que move os cientistas em suas pesquisas. Dessa forma é desejável buscar conciliar a alegria da brincadeira com a aprendizagem escolar.
Introdução:
“Existe um paralelismo fiel entre o progresso social e a atividade matemática, os países socialmente atrasados são aqueles em que a atividade matemática é nula, ou, quase nula”.
(Jacques Chapellon)
Usando como ponto de partida o dizer acima, podemos salientar a gritante necessidade de implantar uma nova forma de ensino da matemática no ensino fundamental e médio. Esse artigo aborda a dificuldade que alunos tem de compreender essa matéria. E quem sabe, buscando uma forma saudável de aprendizagem os alunos de fato, aprendam e guardem seus conhecimentos. Sou ainda um aprendiz, mas já aprendi nas minhas aulas de Metodologia do Ensino que brincar de matemática é simples e divertido. Sandra Alves de Oliveira³ diz em seu artigo que os professores e alunos do Ensino Fundamental (5ª a 8ª Séries) entenderam o quanto foi produtivo a aplicação