TCC CONTABILIDADE E GESTAO TRIBUTARIA
Andréia da Silva Santos
Ediberto Leopoldo Braz dos Santos
Elizete Aparecida Gonzaga
Jhonatan José de Andrade
Curso: Ciências Contábeis
Polo: Paraíso
Orientador: Professora Marcela Marques de Oliveira
RESUMO
Este trabalho trata-se da alta carga tributária brasileira trazendo como alternativa a gestão dos tributos federais, estaduais e municipais, para que com isso possa haver o gerenciamento mais organizado dos tributos. O estudo se dará através de duas áreas a Contabilidade Tributária e Contabilidade Gerencial, mostrando com isso como é possível maior controle e gerenciamento com maior qualidade.
Palavras-Chaves: Carga Tributária, Contabilidade Tributária, Gestão de Tributos
INTRODUÇÃO
Os impostos vêm da mais remota antiguidade, e até hoje ele é um dos mais complexos e onerosos da nossa sociedade, sendo que segundo IBPT foram editadas mais de 290.932 normas, sendo que são mais de 1,41 normas tributárias por hora (dia útil), por isso se faz necessário um gerenciamento tributário para essa gama de tributos existentes.
A gestão tributária tem por objetivo o controle e o planejamento tributário dos impostos gerados pela atividade empresarial, além da análise das implicações tributárias de cada transação.
Visando atender e sanar esta necessidade, tal pesquisa será feita com o propósito de entendermos melhor e sabermos como se executar e como funciona o gerenciamento tributário, destacando também a importância de profissionais aptos para execução deste conceito na área contábil.
1. TRIBUTOS
O artigo 3º do CTN (Código Tributário Nacional) define Tributo como “toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.”
O tributo na verdade é a obrigação de contribuir, não sendo permitido nenhum tipo de