Aplicação do kaizen na logística as pessoas como fator de sucesso no desenvolvimento da empresa
“Kaisen significa melhoramento. Mais: significa melhoramento na vida pessoal, na vida doméstica, na vida social e na vida de trabalho. Quando aplicada ao local de trabalho, significa melhoramentos contínuos que envolvem todo o mundo administradores e trabalhadores igualmente”.
Por fim, a implementação de pequenas melhorias, por mais simples que pareçam, aumenta a eficiência das operações e, o que é mais importante, cria a cultura necessária para garantir a continuidade das melhorias e a participação dos funcionários na busca de novas oportunidades de melhoria para os processos.
As origens do Kaisen
As origens históricas dessa ferramenta se dão por volta da metade do século X no Japão, como explica Masaaki Imai em seu livro Kaizen, a chave para a vantagem competitiva japonesa:
“Depois da Segunda Guerra Mundial, a maioria das empresas japonesas tiveram que começar literalmente do princípio. Diariamente novos desafios apareciam aos gerentes e trabalhadores igualmente, cada dia significava um progresso, implicado em um processo sem fim. Desta forma sempre existirá algo na operação a ser questionado e requestionado a fim de que possa ser melhorado, sempre assim o Kaizen se converteu em uma forma de vida. As ferramentas que ajudaram a elevar o conceito Kaizen foram apresentadas no Japão ao término da década de 1950 e seus princípios em 1960 para gestores de qualidade como W. E. Deming e J. M. Juran; porém, a maioria dos novos conceitos, sistemas e ferramentas que hoje são freqüentemente utilizados, também foram desenvolvidos no Japão com a implementação das melhorias qualitativas no controle estatístico de qualidade e no controle total da qualidade da década de 1960”.
No ambiente mercadológico global, a necessidade de aplicar o