Kaizen
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
KAIZEN
Case da empresa Marcopolo
Junho de 2010
Caxias do Sul-RS
INTRODUÇÃO
Hoje em dia parece inevitável que qualquer proposta de melhoria das operações empresariais necessite de altos investimentos e de altos prazos para implementação, isto sem mencionar as mudanças nos sistemas de informação. Porém, em muitos casos isso é dispensável, ou seja, é possível aproveitar o capital intelectual existente e o conhecimento em forma de experiência (acumulado pelos funcionários ao longo dos anos), melhorando/modificando o que já existe em busca da diminuição das perdas, aumento da eficiência do processo produtivo, redução de custos e inovação. Essa filosofia é conhecida como Kaizen, cuja definição significa “melhoria contínua” e sugere o melhoramento não apenas no trabalho, mas na vida pessoal, doméstica e social também. Ela surgiu por volta da metade do século XX no Japão, depois da Segunda Guerra Mundial, quando a maioria das empresas japonesas teve que recomeçar praticamente do princípio e diariamente novos desafios apareciam aos gerentes e funcionários igualmente. Embora as melhorias fossem pequenas e incrementais, o processo proporcionou resultados significativos ao longo do tempo.
O objetivo deste trabalho é analisar o kaizen e sua aplicação, ressaltando a importância da sua implantação, além da apresentação do Case da Marcopolo como um exemplo bem sucedido desta filosofia.
A FILOSOFIA KAIZEN
Existem duas opções básicas para a incorporação de melhorias: • Inovação: processo em que a direção da empresa participa de forma única e caracteriza-se principalmente por altos investimentos, grandes mudanças, aquisição de alta tecnologia, pouca ou nenhuma participação