processos logisticos
O Kaizen como fator de sucesso para a competitividade
1
Autor: Isaias Ricardo Carraro
Orientador: Prof. Esp. Marco Aurélio da Silva
2
RESUMO
As empresas atuantes no mundo dos negócios contam com clientes cada vez mais exigentes. Para assegurar sua permanência no mercado é necessário estar em constante adaptação e aplicando melhorias nas práticas e modais utilizados, independentemente da área de atuação. Durante a realização deste trabalho, foram concretizadas análises teóricas e comparativas, dos conceitos estudados com a realidade de aplicação das rotinas da Logística de um modo geral. A proposta deste trabalho consiste em conscientizar aos atuantes deste campo, na importância de incorporar os processos de Melhoria Contínua, através da metodologia Kaizen, no
Planejamento, Movimentação e Armazenamento de Materiais, que culminam, na prática, como sendo os agregados da Logística.
Palavras-chave: Kaizen, Logística, Melhoria Contínua.
1 INTRODUÇÃO
Enquanto o mercado globalizado sofre adaptações, e o crescimento parece ser um benefício obtido por poucas empresas, a busca pela excelência empresarial torna-se o principal objetivo nas organizações. Somente sendo excelente e agregando valor, as empresas permanecerão atuantes e competitivas no mundo dos negócios.
Se determinado produto ou serviço não gera valor para o cliente, certamente, este não estará nas prioridades de consumo. Como resultado, o fato de agregar ou quitar valor em determinados produtos e serviços conduz os clientes a definirem a evolução ou a eliminação do consumo.
A Logística está inserida na cadeia de valor, e atua como um importante elemento. O que fazer então para agregar valor ao(s) produto(s)/serviço(s)?
A resposta se dá, através da análise da área (Supply Chain) nos quesitos: planejamento, movimentação e armazenamento de materiais, com o objetivo de reduzir tempos e custos vinculados (processo de melhoria), deve ser o foco principal, objetivando