Aplicação de coloides
Os colóides são caracterizados por ter pelo menos uma dimensão na ordem dos nano- a micrometros. Consistem de uma fase “dispersa” e uma fase “contínua. Os diferentes tipos de coloides e suas características vão depender destas duas fases. A tecnologia coloidal é em muitos casos sinônimo de nanotecnologia. O estado coloidal ou nano estado pode ser atingido por princípios de “bottom-up” ou top-down”. O último consiste em subdividir a matéria em pequenas quantidades, o primeiro na formação de entidades maiores através de um processo de auto agregação de moléculas individuais. Os princípios (fundamentos de química física e propriedades) dos colóides formados através da auto agregação de sistemas de tenso ativos e polímeros.
Colóides podem ser aplicadas:
Tratamento de efluentes: Precipitação ou floculação para a remoção dos poluentes das águas residuais
Indústrias de Tintas: Obtenção de filmes homogêneos e resistentes. Produção de impressões com elevado poder de resolução sem entupir os tinteiros.
Indústria alimentar: Mousses, cremes e géis estáveis.
Cosméticos e produtos de higiene: Cremes e pastas-de-dentes.
Indústrias de detergentes: Estabilização de solos, líquidos abrasivos.
Indústria farmacêutica: Dispersões estáveis para assegurar uma dose uniforme do princípio activo.
Indústria agrícola: Dispersão eficaz de pesticidas.
FORMULAÇÃO DE INSETICIDAS E HERBICITAS A PARTIR DE COLÓIDES
Herbicidas: são compostos químicos aplica dos em pequenas quantidades e que tem a capacidade de matar ou inibir drasticamente o crescimento de determinadas plantas, muitas vezes sem afetar as culturas. Eliminam assim os prejuízos da interferência das plantas daninhas sobre as culturas. Podem ser usados na agricultura, em áreas de lazer, vias de transporte, áreas industriais.
Inseticidas: Inseticida é um tipo de pesticida usado para exterminar insetos, destruindo ovos e larvas principalmente. Os inseticidas