Vygotsky
Teórico: Vygotsky
Ideias trazidas:
• Vygotsky nos traz um conceito de aprendizagem mediada, onde ela ocorre com a intervenção de um adulto . Para ele o professor deve interferir em sua aprendizagem de maneira mediada numa relação de respeito, crescimento e cooperação, pois a aprendizagem acontece apenas através da relação e do diálogo entre o professor e aluno.
• Para o teórico a interação com o meio também contribui no processo de aprendizagem, pois ela tem uma função central na aprendizagem, pois ocorre de maneira conjunta em relações colaborativas entre os alunos. Portanto o conhecimento é adquirido primeiro no plano externo e social para depois ocorrer no plano interno e individual.
• Através do conceito de Zona de desenvolvimento proximal trago pelo autor, que outras palavras, refere-se ao caminho que o indivíduo vai percorrer para amadurecer e consolidar funções estabelecendo-as, assim, no seu nível de desenvolvimento real que é uma retrospectiva das etapas que o indivíduo alcançou.
• O ensino de um novo conteúdo não se resume à aquisição de uma habilidade ou de um conjunto de informações, mas amplia as estruturas cognitivas da criança. Assim, por exemplo, com o domínio da escrita, o aluno adquire também capacidades de reflexão e controle do próprio funcionamento psicológico. Práticas atuais:
• Roda de conversas: onde o professor promove interação entre os colegas, através de conversas sobre práticas vividas por eles.
• Atividades em classe: onde o professor passa o conteúdo e de maneira mediada interfere objetiva, intencional e diretamente na zona de desenvolvimento proximal, ajudando o aluno a obter novas possibilidades a questão. Assim o professor promove um despertar do novo conhecimento.
• Atividades externas: o professor leva os alunos a visitas a locais que fizeram e fazem parte de sua realidade social, despertando interesse em sua cultura, e