Aplicação da Metodologia de Desdobramento da Função Qualidade na Indústria Alimentícia
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
Aplicação da Metodologia de Desdobramento da Função Qualidade na Indústria Alimentícia
CURSO: Engenharia de Produção
Amanda dos Santos, Amanda Gomes, Amanda Ramos, Deisiane Rodrigues, Leonardo Fernandes, Natália Stefanine, Rodrigo Marques, Wilton Júnior
Professor TIDIR: Kelly Faêda
Professores Co-orientadores: André Corsino Zocrato, Newton Fonseca Horta, Silvia Letícia da Conceição Silva Cezar.
1. TEMA: INTRODUÇÃO A CIÊNCIA
2. SUBTEMA
Processos de produção e aplicação da matemática como solução tecnológica.
3. IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA
A globalização intensificou a concorrência entre as empresas. Para se manterem no mercado essas precisam utilizar meios que satisfaçam os clientes, que estão mais exigentes, e mantenham a produtividade. A saída encontrada é investir na qualidade, fabricando produtos que atendam às necessidades do público alvo, inovando tecnologicamente e gerencialmente. Para isso, o foco das empresas se volta a “ouvir o cliente” e conhecer os aspectos que influenciam na compra de um produto (GUIMARÃES, 1996).
4. OBJETIVO
Aplicar a metodologia QFD (Desdobramento da função qualidade) no setor alimentício com o intuito de obter dados para satisfação do cliente.
5. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Devido ao processo de globalização, houve uma expansão econômica baseada no livre comércio (relação de mercado interno e externo) resultando no aumento da competitividade entre as empresas (RUIZ, 2013). No setor alimentício esse aumento está vinculado às exigências do cliente que cada vez mais se preocupa com questões de qualidade do produto e proteção ao consumidor. (ROTONDARO, et. AL, 2000).
Nesse aspecto, inovar passou a ser uma questão de sobrevivência para as organizações se manterem no mercado (GUIMARÃES, 1996). Isso gera uma visão estratégica que consiste em ouvir os desejos e as necessidades dos clientes por meio de tecnologias que buscam a